segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Corporação recebe cumprimentos pelo Dia Nacional da Guarda Civil Municipal

Corporação recebe cumprimentos pelo Dia Nacional da Guarda Civil Municipal
Seg, 10 de Outubro de 2011 14:05


Parabéns! – Novos guardas civis municipais admitidos neste ano.
A Prefeitura de Bebedouro parabeniza a corporação local, pelo Dia Nacional da Guarda Civil Municipal, comemorado nesta segunda-feira (10/10). GCM é a denominação utilizada para designar as instituições que podem ser criadas pelos municípios para colaborar na segurança pública, utilizando-se do poder de polícia administrativa, delegado através de leis complementares.

O termo Guarda Civil Metropolitana é usado para as grandes capitais. A denominação “Guarda Civil” é oriunda das garbosas guardas civis estaduais, extintas durante a ditadura militar.

As guardas municipais apresentam-se como uma alternativa à segurança pública no Brasil. Em outros países - Espanha, Bélgica, Portugal, Itália, França, Estados Unidos e Reino Unido -, as administrações municipais possuem forças locais que atuam na segurança de seus cidadãos.



Em Bebedouro, a GCM conta com um efetivo de 89 guardas municipais (76 homens e 13 mulheres). O comandante e o subcomandante são, respectivamente, Luiz Roberto Cardoso e José de Souza Lima.

A frota é composta de dez viaturas: sete Gols, uma blazer e duas motos, devidamente caracterizados.

Implantada na atual administração a Base Comunitária do Distrito de Turvínea, com um gcm e uma viatura no local. Criada também a Romu (Ronda Ostensiva Municipal), para atuação principalmente em eventos de grande porte, como jogos de futebol, carnaval e festividades de aniversário do município. O veículo utilizado é a blazer, adquirida na administração 2009/2012.

Adquiridas também nesta administração três viaturas zero quilômetro, que, após plotagem, serão utilizadas para patrulhamento.

Está sendo implantada na região central a Ronda Bike, com quatro bicicletas. Os gcms que irão executar esse serviço passarão por treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário